É muito raro encontrar uma pessoa que nunca passou por situações difíceis em sua vida. Em geral essas dificuldades vêm acompanhadas pensamentos, sentimentos e emoções difíceis de se lidar. Mas isso não faz com que aquele chavão de que “todo mundo precisa de terapia” seja necessariamente verdade. Muitas pessoas resolvem ou amenizam suas questões sem precisar elaborá-las em um ambiente terapêutico. Para alguns a saída pode estar em se jogar em uma rotina de atividades físicas ou se espiritualizar. Outros podem se embrenhar em atividades menos salutares e efetivas, como o abuso de substâncias e de outros comportamentos nocivos como forma de lidar com os sintomas.
Problemas na saúde mental são relativamente comuns. Segundo estatísticas de 2017, a ansiedade afeta 9,3% dos brasileiros, enquanto a depressão atinge 5,8% da população. Estes dados fazem do Brasil o país mais ansioso do mundo e um dos mais deprimidos em números absolutos. Grande parte das pessoas que sofrem com problemas psicológicos não procura ajuda adequada e os sintomas pioram com o tempo.
Será que você precisa de terapia?
Se os pensamentos relacionados às suas questões tomam parte significativa do seu dia e te fazem se afastar de outras pessoas, você provavelmente precisa de terapia. Outro sinal importante é uma queda na qualidade de vida e dificuldades para exercer suas atividades. Este teste de 3 minutos é útil para avaliar níveis de depressão, ansiedade e stress no cotidiano.
Caso você esteja passando por uma crise grave e esteja pensando em suicídio ligue imediatamente para 188 ou acesse o site cvv.org.br Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.