estilos de enfrentamento

Os estilos de enfrentamento correspondem à estratégia que os indivíduos desenvolvem, sobretudo inconscientemente, para lidar com os esquemas. Geralmente são adaptativos na infância, importantes para a sobrevivência do indivíduo, até se tornarem desadaptativos conforme a pessoa cresce. Os estilos de enfrentamento possuem como paralelo os sistemas amigdalianos ativados quando uma pessoa ou animal passa por uma situação de perigo: luta, fuga ou congelamento. São, portanto, três estilos principais:

1. A evitação corresponde a uma estratégia de fuga, possivelmente através do abuso de substâncias e comportamentos. Representa o desligamento e afastamento quando confrontados com cognições difíceis de lidar.

2. A hipercompensação representa o comportamento de contra ataque às ideias e situações desagradáveis. É uma forma de lidar ligada ao perfeccionismo, controle excessivo e exagero nas reações.

3. A rendição quando o indivíduo se entrega ao esquema e tem uma visão de que seus problemas são inevitáveis, tornando-se complacente e dependente.